A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3179/25, que inclui mulheres com deficiência no Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A proposta altera a Lei 14.214/21 , que instituiu o programa, para garantir que mulheres com deficiência em situação de vulnerabilidade social ou econômica sejam beneficiárias.
O texto também prevê a garantia de oferta de absorventes higiênicos adaptados e outros cuidados apropriados às condições específicas desse grupo.
O relator, deputado Romero Rodrigues (Pode-PB), apresentou parecer favorável ao projeto, de autoria do deputado Duarte Jr. (PSB-MA). Segundo o relator, a matéria não cria um novo programa, mas o aperfeiçoa e torna mais justa e eficiente uma ação de Estado já em curso.
“É nosso dever, como legisladores, garantir que as políticas públicas alcancem, de fato, todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis", disse. "As mulheres com deficiência frequentemente enfrentam não apenas a precariedade socioeconômica que caracteriza a pobreza menstrual, mas também barreiras de acessibilidade, físicas e de informação, que as tornam invisíveis aos programas de caráter geral”, afirmou Rodrigues.
Próximos Passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova evento não competitivo em via pública sem aval de confederação
Câmara Comissão aprova realização em via pública de evento não competitivo sem aval de confederação
Câmara Cancelada audiência sobre qualidade da arbitragem no futebol brasileiro
Câmara Debatedores apontam cenário crítico para continuação das atividades das usinas Angra 1 e 2
Câmara Comissão de Saúde debate política nacional de cuidado integral às pessoas com Parkinson
Câmara Comissão aprova obrigatoriedade de exame pré-operatório antes de procedimentos estéticos Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra normativa de Lula que impede PMs de prenderem invasores
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama