O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, foram conferir de perto nesta sexta-feira (27) a nova realidade da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI) de Dourados, que passou por uma reestruturação em seu quadro de especialistas e hoje é referência no atendimento pediátrico da rede pública de saúde, oferecendo diversas especialidades para crianças e adolescentes de 0 até 15 anos, 11 meses e 29 dias. São cerca de 2 mil atendimentos mensais, realizados em um ambiente acolhedor e com atendimento humanizado.
Durante a vistoria, o prefeito Marçal Filho anunciou que o município pretende ampliar esse número de atendimentos com a oferta de novas especialidades médicas pediátricas. Por meio de um trabalho amplo e voltado às demandas da população, a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), passou a oferecer em 2025 o atendimento em psiquiatria infantil, um importante avanço na rede pública municipal.
Os atendimentos são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), com agendamento pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), e incluem consultas nas especialidades de pediatria, alergologia, homeopatia, pneumopediatria, psiquiatria, dermatologia, nutrição, enfermagem, odontopediatria, psicologia, fonoaudiologia e assistência social. Destinada exclusivamente à população de Dourados, a unidade se destaca também pelo tratamento de sífilis congênita e pela administração da palivizumabe, medicamento que atua como anticorpo monoclonal específico contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
O prefeito Marçal Filho destaca que com os atendimentos, o local é referência em Mato Grosso do Sul em saúde infantil,o que para ele sempre foi um anseio, pois ainda quando era deputado, encaminhou recursos para construção da unidade. Ele enfatiza que além da psiquiatria, a prefeitura trouxe o atendimento com neuropediatra, que inicialmente acontece em uma clínica conveniada, mas posteriormente também acontecerá na PAI. “Ainda enquanto deputado, consegui recurso para essa obra e ver a PAI funcionando, com especialistas é um sonho”, diz, ao destacar ainda que “neste ano conseguimos trazer a psiquiatria e agora temos neuropediatria para as famílias e pretendemos ampliar ainda mais as especialidades em breve”.

Prefeito e secretário de saúde falam sobre especialidades da Policlínica e atendimento deve ser ampliado em breve
O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, destaca que a estrutura representa um diferencial no atendimento infantil em saúde pública no Estado. “Dourados é um dos poucos municípios que dispõe de um espaço ambulatorial exclusivo para o público infantil, com equipe multiprofissional especializada e ambiente adaptado para esse tipo de atendimento”, ressalta. Em breve, a unidade deve receber novas especialidades e a implantação do Ambulatório Multiprofissional de Atendimento ao Prematuro, além do serviço de oftalmologia infantil.
Para Ismerenis Silva de Oliveira, 52, avó de Ezequiel, de 6 anos, que passava pelo acompanhamento com a fonoaudiológa Alyne Santana, na manhã desta sexta-feira (24), o atendimento no local representa um grande diferencial na vida das famílias douradenses. “Somos muito bem atendidos aqui, vemos um ambiente em que as crianças se sentem bem e isso é bom pra eles, meu neto fica muito a vontade aqui e já tem apresentado evolução com o tratamento e assim vemos a importância na vida da comunidade de um local assim”, pontuou.
Investir em saúde pública tem sido uma prioridade da gestão do prefeito Marçal Filho, que desde janeiro tem reforçado a rede municipal com novos equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital da Vida (HV). Em outubro, a Prefeitura também anunciou a construção de uma nova UBS no Jardim dos Estados, com estrutura moderna e acolhedora.
CONQUISTA
O início do atendimento de neuropediatria presencial é um marco para a saúde. O serviço, inédito em Dourados, beneficiará cerca de 100 crianças por mês, com consultas realizadas pelo médico Emerson Ferruzzi, inicialmente em clínica conveniada. A expectativa é de que, em breve, o atendimento seja incorporado à estrutura da PAI.
Em apenas 10 meses de gestão, o prefeito Marçal Filho reforça o compromisso de ampliar o acesso e a qualidade do atendimento infantil, consolidando Dourados como referência em saúde pública no interior de Mato Grosso do Sul.
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende mulher ligada a facção criminosa em Campo Grande
Polícia Civil - MS 2ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande conclui diligências da Operação Virtude
Polícia Civil - MS Polícia Civil realiza fiscalização em mercados de Jaraguari e apreende mais de 900 quilos de produtos impróprios para consumo
Polícia Civil - MS Ação conjunta das Polícias Civil e Militar impede execução de mulher e prende integrantes de facção criminosa, em Sonora
Polícia Civil - MS Polícia Civil fecha ponto de drogas e prende quatro pessoas por tráfico e associação para o tráfico em Jardim
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende homem por homicídio em Rio Brilhante Mín. 25° Máx. 37°
Mín. 20° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsas
Deputado Gerson Claro Gerson Claro reforça compromisso da ALEMS com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Lula quer acabar com a importância das APAEs, Rodolfo Nogueira apresentou PDL para barrar petista
Vereadora Ana Portela Ana Portela denuncia risco de nova paralisação e exige ação contra o Consórcio Guaicurus
Vereador Herculano Borges Audiência pública sobre ciclismo urbano destaca escuta, diálogo e soluções em defesa da mobilidade e da segurança dos ciclistas