Quinta, 09 de Outubro de 2025 01:05
(67) 99273-1624
Geral Legislativo - MS

Personalidades recebem Comenda das Nações Amigas em cerimônia na ALEMS

Música e dança celebram a integração cultural entre os povos no Parlamento Em uma noite marcada pela celebração da diversidade cultural e pelo rec...

08/10/2025 22h06
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Assembleia Legislativa realizou entrega da homenagem que valoriza a diversidade cultural
Assembleia Legislativa realizou entrega da homenagem que valoriza a diversidade cultural

Música e dança celebram a integração cultural entre os povos no Parlamento

Em uma noite marcada pela celebração da diversidade cultural e pelo reconhecimento ao trabalho de quem contribui para o fortalecimento dos laços entre povos presentes no Estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou, na noite desta quarta-feira (8), em conjunto com a Associação Cultural das Nações Amigas (ACNA), a Sessão Solene de Outorga da Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul. A honraria, instituída pelo deputado Roberto Hashioka (União) por meio da Resolução 35/2025 , homenageou personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao meio sociocultural do Estado.

A comenda foi concedida a pessoas naturais ou residentes em Mato Grosso do Sul, indicadas por associações ou entidades representativas integrantes da Associação Cultural das Nações Amigas que reúne as colônias Japonesa, Libanesa, Portuguesa, Boliviana, Paraguaia, Italiana e Espanhola. A entidade é sem fins lucrativos e foi criada para promover inclusão social, ações e projetos de valorização cultural das colônias, além de apoiar causas humanitárias. A solenidade teve início com a entrada das Bandeiras representando as sete Nações Amigas, em ordem alfabética, ao som do sanshin, tocado pelo professor Crystian Proença, embaixador da Boa Vontade do Clube Okinawa, acompanhado pela harpa paraguiaia, tocada pelo cantor e harpista Geraldo Ortiz, momento que simbolizou a integração cultural entre os povos. Em seguida, foi executado o Hino Nacional Brasileiro.

Para Roberto Hashioka, Nações Amigas fortalecem o desenvolvimento de MS

Em seu discurso de abertura, o deputado Roberto Hashioka destacou que a comenda simboliza o respeito e a valorização da diversidade cultural que forma a identidade sul-mato-grossense. “As Nações Amigas representam a união de povos que escolheram Mato Grosso do Sul como lar e contribuíram com trabalho, cultura e valores humanos para o crescimento e o progresso do nosso Estado. Queremos reconhecer o mérito daqueles que mantêm vivas as tradições dos antepassados e contribuem para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o parlamentar.

Roberto Hashioka também destacou que Mato Grosso do Sul é um exemplo vivo de integração cultural, o que reforça o significado da comenda. “Nosso Estado é um grande diferencial, com 357 mil quilômetros quadrados e divisa com cinco estados brasileiros e dois países sul-americanos. Essa diversidade se reflete no nosso povo, na nossa economia e nas nossas tradições”, observou. Ao comentar sobre suas origens, Hashioka enfatizou a ligação pessoal com a iniciativa. “Sou neto de espanhóis e de japoneses. Meus avós paternos vieram do Japão, da província de Hiroshima, em 1928, e meu avô materno, Bartolomeu Navarro, veio de Almeria, na Espanha. Por isso, me sinto duplamente representado nesta noite, já que as colônias japonesa e espanhola fazem parte das Nações Amigas”, concluiu.

Durante a solenidade, o público assistiu a um vídeo que mostrou a história e o papel das Nações Amigas no fortalecimento das relações culturais e diplomáticas no Estado. A noite também foi marcada por apresentações culturais que exaltaram as tradições dos países homenageados, com danças típicas, músicas e performances de grupos como Sakurá, Studio Nidal Abdul Libanesa, Associação Cultural Hispano-Brasileira Embrujos de España, Associação Okinawa, RKMD - Ryu Kyu Koku Matsuri Daiko e o Centro Cultural Boliviano Tinkuna.

O advogado e presidente da Associação Cultural das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul, Albino Romero, destacou que o evento representa o reconhecimento do papel das comunidades estrangeiras na formação e no desenvolvimento do Estado. “As sete nações integrantes da comunidade estrangeira - italiana, portuguesa, espanhola, libanesa, japonesa, boliviana e paraguaia, vêm estreitando essa parceria com a Assembleia Legislativa, sendo reconhecidas como entidades culturais, filantrópicas e sociais. Essas comunidades e seus descendentes foram fundamentais para o desenvolvimento do Estado. Nossos antepassados chegaram há muitos anos, ainda no antigo Mato Grosso, e ajudaram a transformar essa terra em um espaço de convivência, trabalho e prosperidade”, lembrou.

Homenagens

Na sequência, foram entregues as medalhas e diplomas da Comenda das Nações Amigas, concedidos a representantes indicados pelas comunidades. Os homenageados foram: Adriana Senatore Fedrizzi Marques, Albino Romero, Angelo Bruno Junior, Annelise Massani Romero Cavalcante, Carlos Alberto de Assis, Carmen Tieko Massani Romero, Claudio Sussumu Oikawa, Cleber Augusto Segóvia, Eduardo Corrêa Riedel, Eid Toufic Anbar, Glaucio Hashimoto, Grupo Sakurá, Hélvio Miagui Higa, Jorge Gonda, Luiz Carlos Mosena, Luiz Humberto Pereira, Marcelo Ferreira Miranda, Maria de Fátima Corado Gabriel, Maria Helena Pettengil Fernandes, Munir Sayegh, Nelson Oshiro Hokama, Nidal Abdulahad Nunes Rios, Orlando Turpo Mamani, Reinaldo Azambuja Silva, Robson Simões de Almeida e Susan Gomez Chambi.

Comenda reconhece representantes das comunidades estrangeiras

O presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras em Mato Grosso do Sul e diretor Social da ACNA, Munir Sayegh, discursou em nome dos homenageados, agradecendo à ALEMS pela valorização das contribuições multiculturais à sociedade sul-mato-grossense. “Primeiramente, agradecemos à Assembleia Legislativa, que está homenageando não só as coletividades do presente, mas também nossos antepassados, aqueles que chegaram aqui com muito sacrifício, deixando seus países em razão de guerras e dificuldades sociais. Vieram desbravar sertões, trabalharam duro e ajudaram a construir o Estado e as nações brasileiras”, colocou.

Sayeg ressaltou que a criação da comenda, proposta pelo deputado Roberto Hashioka, simboliza o reconhecimento do Poder Legislativo ao esforço coletivo e à integração das diferentes comunidades. “Essa homenagem marca uma sensação de pertencimento e de agradecimento. É como se o Estado dissesse ‘obrigado’ a todos os que ajudaram a desenvolver Mato Grosso do Sul. As coletividades aqui radicadas, reunidas pela Associação Cultural das Nações Amigas, representam entidades que há gerações se instalaram, contribuindo com a educação, a indústria e a agricultura”, destacou.

Emocionado, Munir Sayeg dedicou o momento à memória de seus pais e das gerações que o antecederam. “Agradeço àqueles que pavimentaram essa estrada, mesmo sem ver seus sonhos realizados. Lembro do meu pai e da minha mãe, que já não estão aqui, mas sinto que hoje estamos honrando o nome deles e o legado que deixaram. Essa é uma homenagem que emociona e nos enche de orgulho”, reforçou.

Encerramento

A mesa de autoridades foi composta por representantes das nações celebradas, além do advogado e presidente da ANCA, Albino Romero, do diretor presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems), Carlos Alberto de Assis, representando o Governo do Estado, e do desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), Eduardo Machado Rocha. Encerrando a cerimônia, o deputado Roberto Hashioka agradeceu às autoridades, homenageados e colaboradores da Casa, ressaltando o espírito de união e reconhecimento que marcou a noite. “Esta homenagem traduz o reconhecimento da Assembleia Legislativa a todos que constroem diariamente a história de um Mato Grosso do Sul plural, solidário e de mãos dadas com o mundo”, finalizou o parlamentar. 

A sessão solene aconteceu no Plenário Deputado Júlio Maia e teve cobertura jornalística da Comunicação da ALEMS, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube. Confira abaixo o evento na íntegra:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande, MS
Atualizado às 00h01
20°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 35°

20° Sensação
5.66 km/h Vento
68% Umidade do ar
32% (0.4mm) Chance de chuva
Amanhã (10/10)

Mín. 20° Máx. 37°

Chuvas esparsas
Amanhã (11/10)

Mín. 21° Máx. 37°

Chuvas esparsas