Brasil Soberano será o tema central do desfile cívico-militar de 7 de setembro, em Brasília, no próximo domingo (7) . O evento começa às 9h na Esplanada dos Ministérios e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva , além de ministros e outras autoridades.
A soberania do país será destacada por meio de três eixos temáticos , dois deles intitulados Brasil dos Brasileiros e Brasil do Futuro . Um terceiro eixo trata da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) , a ser realizada em Belém, em novembro, e do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Além disso, há a programação tradicional das tropas das Forças Armadas , como os desfiles motorizado e da cavalaria, a apresentação da pirâmide humana e da Esquadrilha da Fumaça e honras militares.
Brasil Soberano também é o nome do plano lançado pelo governo federal para amparar empresas que tenham prejuízo com as recentes medidas anunciadas pelos Estados Unidos, de taxar em 50% as exportações brasileiras .
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Para o desfile de 7 de Setembro, o público poderá acessar as arquibancadas na Esplanada dos Ministérios a partir das 6h30, com pontos de revista instalados. Estão proibidos itens como armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas de grande porte, barracas e drones sem autorização.
A segurança já está reforçada na região em razão do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus, por tentativa de golpe de Estado . Para o desfile, o trânsito de carros será interditado na tarde do sábado (6).
O Comando Móvel da Polícia Militar do Distrito Federal estará presente no local, no domingo.
Política Ministros defendem decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro
Política Advogado afirma que recorrerá da decisão que prendeu Bolsonaro
Política Câmara diz que não foi informada sobre saída de Ramagem do país
Política Lula pede análise responsável do PL Antifacção pelo Senado
Política PF não perderá recursos com PL Antifacção, diz relator no Senado
Política Derrite apresenta 5ª versão do PL Antifacção após críticas do governo Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS