Segunda, 14 de Julho de 2025 13:15
(67) 99273-1624
Geral Dourados - MS

No MS Ativo, Marçal Filho pede a Riedel recapeamento de todas as ruas de Dourados

Prefeito conseguiu importantes compromissos do governador do Estado nas áreas da saúde, educação e infraestrutura urbana; governador garantiu que, ...

14/07/2025 10h45
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Prefeito conseguiu importantes compromissos do governador do Estado nas áreas da saúde, educação e infraestrutura urbana; governador garantiu que, de imediato, o Programa MS Ativo vai focar no recapeamento de todas as linhas do transporte coletivo do município

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

O prefeito Marçal Filho e demais autoridades reunido com o governador Eduardo Riedel para discutir projetos do MS Ativo para o município de Dourados.Fotos: Saul Schramm

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, se reuniu com o governador Eduardo Riedel na sexta-feira (11) dentro do cronograma de audiências para definir os investimentos do Programa MS Ativo em 2025/2026 e cobrou do chefe do Parque dos Poderes o reequilíbrio dos repasses estaduais para o custeio do atendimento ao público dos 34 municípios que formam a região da Grande Dourados. Marçal Filho mostrou ao governador a disparidade entre os percentuais de repasses estaduais que são feitos para Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã, enquanto Dourados, que é o único município polo que mantém um hospital municipal de portas abertas, recebe bem menos.

Demonstrando todo seu prestígio político, o prefeito Marçal Filho foi para a reunião acompanhado por 16 dos 21 vereadores de Dourados, 7 deputados estaduais, 3 deputados federais e uma senadora. O governador Eduardo Riedel destacou o fato de o prefeito douradense ter apresentado um planejamento detalhado para os 4 anos de mandato, apontando em que ações e obras a parceria com o Governo do Estado seria indispensável nesse período. Eduardo Riedel enfatizou que foi a primeira vez que um prefeito apresentou um plano de trabalho para toda gestão e elogiou o planejamento elaborado por Marçal Filho. 

Na audiência, o prefeito pediu que o governador Eduardo Riedel firme parceria com a Prefeitura de Dourados para o recapeamento de todas as ruas de bairros antigos de Dourados, onde o asfalto por ser muito antigo está deteriorado e a única solução seria uma nova camada de pavimentação. “O governador foi sensível ao nosso pedido e anunciou que, de imediato, o Programa MS Ativo vai garantir o recapeamento de todas as linhas do transporte coletivo do município”, ressaltou Marçal Filho. “Não é o que pedimos, mas já é um começo, mesmo porque vamos insistir para que o Estado invista no recapeamento de todas as ruas que precisam dessa melhoria”, completou o prefeito.

Marçal Filho também levou ao governador Eduardo Riedel a preocupação do município com a oferta de vagas no Ensino Fundamental I e II, mostrando que desde 2011 Dourados não constrói uma única escola municipal e que só poderá fazer isso com o apoio do governo do Estado e a parceria das bancadas estadual e federal. “Não queremos mais déficit de vagas na Rede Municipal de Ensino e seguiremos buscando recursos estaduais e federais para construir novas escolas em regiões estratégicas da nossa cidade para garantir que toda criança tenha acesso à sala de aula”, enfatizou.

Depois de ouvir o prefeito Marçal Filho, que inclusive apresentou estudo detalhado da situação das ruas de Dourados, da necessidade de se melhorar os repasses para o custeio da saúde pública e da urgência na construção de escolas municipais, o governador Eduardo Riedel se comprometeu a colocar sua equipe para analisar as demandas apresentadas pelo município. “O governador tem sido um grande parceiro de Dourados, assim como foi o ex-governador Reinaldo Azambuja, e tenho certeza que em breve teremos excelentes notícias para nossa cidade”, ressaltou.

O prefeito Marçal Filho foi acompanhado na audiência pelos vereadores Márcio Pudim, Rogério Yuri, Jânio Miguel, Pedro Pepa, Isa Marcondes, Cemar Arnal, Daniel Júnior, Sargento Prates, Laudir Munaretto, Alex Cadeirante, Sergio Nogueira, Dill do Povo, Marcelo Mourão, Edson Souza, Elias Ishy e Franklin Schmalz. A vice-prefeita Gianni Nogueira, o vice-governador José Carlos Barbosinha e o secretário-adjunto de Governo, Walter Carneiro Júnior, o Waltinho, além dos secretários municipais Márcio Figueiredo (Saúde), Jorge de Lúcia (Obras) e Luís Roberto Martins (Serviços Urbanos) participaram do encontro.

A audiência com o governador Eduardo Riedel também foi acompanhada pelos deputados estaduais Mara Caseiro, Londres Machado, Júnior Mochi, Renato Câmara, Coronel David, Paulo Corrêa e Rinaldo Modesto, além dos deputados federais Beto Pereira, Rodolfo Nogueira e Geraldo Resende, bem como a senadora Tereza Cristina, comprovando o prestígio do prefeito Marçal Filho junto às bancadas estadual e federal. “É fundamental a participação dos nossos parlamentares para mostrar não apenas a importância política da nossa cidade no cenário estadual, mas, sobretudo, para o encaminhamento de emendas que poderão financiar as obras e ações que estamos reivindicando”, explicou Marçal Filho.

HOSPITAL REGIONAL

Ao final da audiência o governo do Estado ressaltou a parceria com o município de Dourados, garantindo melhorias significativas na infraestrutura e na qualidade de vida da população. “Temos grandes obras e investimentos em Dourados, para atuar sempre em ações que impactam diretamente os sul-mato-grossenses”, enfatizou o governador. Ele citou obras como reformas e ampliações em escolas, ações voltadas à pavimentação, recapeamento e drenagem e obras específicas no sistema de esgotamento sanitário e, além disso, o Hospital Regional de Dourados, que tem previsão de entrar em funcionamento até o fim do ano.

A obra do Hospital Regional de Dourados – com 110 leitos, 20 deles de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) – vai beneficiar diretamente a população de 34 municípios da região. “Nós vamos inaugurar o Centro de Diagnóstico para iniciar o funcionamento e, em seguida, fazemos a inauguração do hospital que vai estar vazio, aí todo mundo pode circular e depois da inauguração, então ele entra em funcionamento”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões. “Além disso, está sendo finalizada, a terceira fase, onde nós pretendemos ter a primeira unidade de hemodinâmica pública do município de Dourados”, concluiu.

Comitiva de Dourados acompanhada pelo prefeito Marçal, o governador Riedel, deputados estaduais, federais e a senadora Tereza Cristina

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande, MS
Atualizado às 12h02
25°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

25° Sensação
5.14 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)

Mín. 18° Máx. 30°

Tempo limpo
Amanhã (16/07)

Mín. 18° Máx. 32°

Tempo limpo