No próximo sábado (19), o Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, será palco da Ação Cidadania #TodoPorElas, pelo fim do feminicídio. Mais uma ação integrada entre os poderes Judiciário, Executivo e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para promover a conscientização sobre a segurança das mulheres e o combate à violência de gênero. Autoridades e representantes dos Poderes e entidades que integram a ação participam da abertura das atividades. Prevista para começar a partir das 8h, nos moldes do "Ação Global", contará com mais de 90 serviços oferecidos à população nas áreas de Cidadania, Justiça e Segurança Pública. A ALEMS terá um estande no evento, sob a responsabilidade da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.
Entre os serviços oferecidos estão a consulta ao CPF ou CNPJ, cancelamento de protestos, busca e emissão de 2ª via de certidões de nascimento, óbito e casamento, serviços jurídicos familiares, tais como divórcio, guarda, reconhecimento de paternidade e união estável, cobrança e exoneração de alimentos e 2ª via de certidões, imunização contra influenza a partir dos 6 meses, treinamento em primeiros socorros, prevenção e promoção da saúde mental de mães, bioimpedância, auto-cuidado e massagem, aferição de pressão, cursos de capacitação profissional, cortes de cabelo e oferta de alimentação no local. Haverá também estande com vacinação antirrábica e agendamendamento de castração para animais domésticos. Confira aqui todos os parceiros serviços oferecidos.
O deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), convidou todos para a Ação Cidadania nas Moreninhas #TodosPorElas. “Quero registrar aqui a Ação Cidadania que acontecerá nas Moreninhas do #TodosPorElas, no dia 19 de julho, sábado e convidar fotos para a grande ação de cidadania, onde haverá a emissão de documentos, atendimentos médicos, atendimentos jurídicos, vagas de empregos, cursos e oficinas, e outras atividades, das 8h às 18h, no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas”, explicou o parlamentar.
Sobre a participação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no #TodosPorElas, Gerson Claro exaltou a campanha. "A Assembleia cumpre um papel institucional, nós estamos participando desde o início desta campanha, que foi pensada pela desembargadora Jaceguara Dantas, lá do Tribunal de Justiça, e trouxe a ideia para a Assembleia. Nós temos deputadas mulheres e deputados homens, todos em sintonia com a mesma política de não aceitar a violência contra a mulher, e todos os tipos de violência. Essa ação que vai acontecer lá no Jacques da Luz no dia 19 é mais uma ação de cidadania com o título #TodosPorEla, que envolve, mais uma vez, todos os Poderes na conscientização dessa política de não a violência contra a mulher", ressaltou.
Iniciativa
A idealizadora do #TodosPorElas, desembargadora Jaceguara Dantas, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), destaca a importância da união de todos para a preservação das vidas das mulheres. "No próximo sábado, 19 de julho, mais de 90 instituições estarão reunidas no Parque Jacques da Luz para a Ação Cidadania #TodosPorElas – pelo fim do feminicídio. Serão oferecidos atendimentos gratuitos em saúde, assistência jurídica e social, emissão de documentos, rodas de conversa e atividades culturais e educativas para todas as idades". explicou a magistrada
"Essa iniciativa não é apenas uma prestação de serviços, é uma demonstração prática de que a resposta à violência contra as mulheres deve ser coletiva, articulada e permanente. O feminicídio não ocorre de forma repentina. Ele é o ponto final de uma trajetória marcada por violências anteriores, muitas vezes naturalizadas ou ignoradas, que se acumulam no cotidiano de muitas mulheres. Quando as instituições se fazem presentes, os serviços chegam ao seus destinatários, quando há escuta qualificada e atuação intersetorial, vidas são preservadas. E é isso que buscamos com esta ação. É a partir dessa compreensão que foi idealizada a campanha #TodosPorElas – pelo fim do feminicídio: do reconhecimento de que enfrentar a violência contra as mulheres requer mais do que palavras — exige ações coordenadas, compromissos públicos firmes e mecanismos estruturados de prevenção, acolhimento e proteção. Dirijo-me aos representantes e às representantes desta Casa Legislativa e a cada cidadão e cidadã sul-mato-grossense: não estamos diante de um problema individual ou isolado. Estamos diante de uma questão social que requer respostas coletivas”, ressaltou Jaceguara Dantas.
Estande
A deputada e presidente da Escola do Legislativo, Mara Caseiro (PSDB), detalha o que haverá no estande. "Nós, da Escola do Legislativo, participaremos ativamente da Campanha #TodosPorElas. Na ALEMS por Elas, teremos várias cartilhas elaboradas sobre as leis que estão em vigor para a proteção de nossas mulheres. Teremos o cinema para as mulheres que abordará também a proteção, defesa e combate à violência contra as mulheres. Quero convidar você a estar lá junto com a gente, neste dia tão importante, claro, não é somente um dia, temos que falar todos os dias, nós temos que buscar a proteção, o combate à violência contra nossas mulheres, eu convido você, mulher, vamos juntos no dia 19 de julho", convidou a deputada.
A cartilha de conscientização traz descrição de leis, telefones úteis e o livro infantil Iguana Calada - Uma História de Superação e Liberdade, da coleção Cidadania é o Bicho, escrito pela jornalista Glaucia Jandre e ilustrado pela programadora visual Luciana Kawassaki, que foi produzido pela Gerência de Sites e Mídias Sociais da ALEMS. Vídeo produzido pela TV ALEMS, de conscientização e orientação, também será exibido no estande.
#TodosPorElas
A campanha é uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça, Governo do Estado e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Também são parceiros na ação de cidadania que acontece no dia 19 de julho o Sistema FIEMS, a TV Morena, e a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG). Essa é mais uma ação integrada entre os poderes Judiciário, Executivo e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para promover a conscientização sobre a segurança das mulheres e o combate à violência de gênero. A ação de sábado tem previsão de término para 17h.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Tempo limpo