Até o final de 2024, 123,2 milhões de pessoas em todo o mundo tinham sido deslocadas à força como resultado de perseguição, conflitos, violência, violações de direitos humanos e eventos que perturbaram gravemente a ordem pública – um aumento de 7 milhões ou 6% em relação ao total registrados em 2023.
Com o aumento, a proporção passou a ser de um refugiado para cada 67 pessoas em todo o mundo. Pouco mais de um terço de todas as pessoas deslocadas à força no ano passado eram sudanesas (14,3 milhões), sírias (13,5 milhões), afegãs (10,3 milhões) e ucranianas (8,8 milhões).
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), por meio do relatório Tendências Globais: Deslocamento Forçado em 2024.
Os números mostram que países de baixa e média renda acolheram 73% dos refugiados e de pessoas que necessitavam de proteção internacional, sendo que países menos desenvolvidos forneceram asilo para 23% desse total. Além disso, 67% das pessoas deslocadas viviam em países vizinhos aos seus países de origem.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Os dados indicam também que, proporcionalmente à população nacional, o Líbano foi o país que acolheu o maior número de refugiados – um em cada oito. Em seguida aparecem Aruba (um em cada nove), Chade e Curaçao (ambos com a proporção de um em cada 16) e Jordânia (um em cada 18).
Os Estados Unidos aparecem como o país que mais receberam novos pedidos individuais de refúgio no ano passado: 729,1 mil. Em seguida estão Egito, com 433,9 mil pedidos; Alemanha, com 229,8 mil pedidos; Canadá, com 174 mil pedidos; e Espanha, com 167,4 mil pedidos feitos em 2024.
Ainda segundo o documento, crianças respondem por 40% do montante de pessoas deslocadas à força como resultado de perseguição, conflitos, violência, violações de direitos humanos e eventos que perturbaram gravemente a ordem pública.
Internacional EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
Internacional Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz
Internacional Brasil e Moçambique assinam acordos para fortalecer o país africano
Internacional Negociações na COP30 seguem em Belém e países buscam acordo
Internacional Negociações já foram retomadas, diz secretário da COP30
Internacional Lula agradece Trump e espera "zerar celeuma" com os EUA Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 27°
Chuva
Vereador Herculano Borges Herculano Borges entrega Moções de Congratulação a coordenadores pedagógicos em duas escolas da Rede Municipal
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira é eleito, pela terceira vez, o melhor deputado federal de MS e fica entre os três melhores do Brasil em 2025
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS