Até o final de 2024, 123,2 milhões de pessoas em todo o mundo tinham sido deslocadas à força como resultado de perseguição, conflitos, violência, violações de direitos humanos e eventos que perturbaram gravemente a ordem pública – um aumento de 7 milhões ou 6% em relação ao total registrados em 2023.
Com o aumento, a proporção passou a ser de um refugiado para cada 67 pessoas em todo o mundo. Pouco mais de um terço de todas as pessoas deslocadas à força no ano passado eram sudanesas (14,3 milhões), sírias (13,5 milhões), afegãs (10,3 milhões) e ucranianas (8,8 milhões).
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), por meio do relatório Tendências Globais: Deslocamento Forçado em 2024.
Os números mostram que países de baixa e média renda acolheram 73% dos refugiados e de pessoas que necessitavam de proteção internacional, sendo que países menos desenvolvidos forneceram asilo para 23% desse total. Além disso, 67% das pessoas deslocadas viviam em países vizinhos aos seus países de origem.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Os dados indicam também que, proporcionalmente à população nacional, o Líbano foi o país que acolheu o maior número de refugiados – um em cada oito. Em seguida aparecem Aruba (um em cada nove), Chade e Curaçao (ambos com a proporção de um em cada 16) e Jordânia (um em cada 18).
Os Estados Unidos aparecem como o país que mais receberam novos pedidos individuais de refúgio no ano passado: 729,1 mil. Em seguida estão Egito, com 433,9 mil pedidos; Alemanha, com 229,8 mil pedidos; Canadá, com 174 mil pedidos; e Espanha, com 167,4 mil pedidos feitos em 2024.
Ainda segundo o documento, crianças respondem por 40% do montante de pessoas deslocadas à força como resultado de perseguição, conflitos, violência, violações de direitos humanos e eventos que perturbaram gravemente a ordem pública.
Internacional Reuniões para suspender tarifaço começam ainda hoje, diz Mauro Vieira
Internacional PF define plano de segurança para os dias de COP 30 em Belém
Internacional Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz Mauro Vieira
Internacional Fome é irmã da guerra, diz Lula no Fórum Mundial da Alimentação
Internacional Integração com Pacífico será tema de viagem ministerial à China
Internacional Lula viaja para Roma para abertura do Fórum Mundial da Alimentação Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsas
Deputado Gerson Claro Gerson Claro reforça compromisso da ALEMS com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Lula quer acabar com a importância das APAEs, Rodolfo Nogueira apresentou PDL para barrar petista
Vereadora Ana Portela Ana Portela denuncia risco de nova paralisação e exige ação contra o Consórcio Guaicurus
Vereador Herculano Borges Audiência pública sobre ciclismo urbano destaca escuta, diálogo e soluções em defesa da mobilidade e da segurança dos ciclistas