Em 21 de maio, a mídia russa informou que o míssil balístico Iskander atingiu um local de treinamento ucraniano perto de Shostka, na região de Sumy, matando até 6 soldados, e deixando 10 feridos.
A Guarda Nacional da Ucrânia confirmou o fato do ataque, reconhecendo 16 baixas entre os militares, incluindo seis mortos e 10 feridos, e iniciou uma investigação sobre o "trágico incidente", com a suspensão temporária do comandante da unidade.
A Administração Militar Regional de Sumy confirmou que um ataque com mísseis russos atingiu a comunidade de Shostka, danificando a infraestrutura de uma empresa local. Equipes de emergência estão trabalhando no local para avaliar os danos e auxiliar nos esforços de recuperação.
O voluntário e ativista cívico Serhii Sternenko respondeu publicamente, sugerindo que o ataque tinha como alvo uma formação ou reunião de militares em uma zona de linha de frente a menos de 50 km da fronteira, uma área frequentemente vigiada por drones inimigos.
"Mais uma vez, vemos tropas concentradas em um local previsível, ao alcance dos sistemas de reconhecimento e mísseis russos. E, mais uma vez, ninguém parece ser responsabilizado por decisões que colocam pessoas em risco", escreveu Serhii Sternenko.
Embora os detalhes sobre as vítimas permaneçam sem verificação, o incidente ressalta a vulnerabilidade contínua das forças ucranianas aos ataques de precisão russos, especialmente em áreas próximas à fronteira, onde a vigilância e as ameaças de mísseis permanecem constantes.
Internacional Reuniões para suspender tarifaço começam ainda hoje, diz Mauro Vieira
Internacional PF define plano de segurança para os dias de COP 30 em Belém
Internacional Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz Mauro Vieira
Internacional Fome é irmã da guerra, diz Lula no Fórum Mundial da Alimentação
Internacional Integração com Pacífico será tema de viagem ministerial à China
Internacional Lula viaja para Roma para abertura do Fórum Mundial da Alimentação Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsas
Deputado Gerson Claro Gerson Claro reforça compromisso da ALEMS com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Lula quer acabar com a importância das APAEs, Rodolfo Nogueira apresentou PDL para barrar petista
Vereadora Ana Portela Ana Portela denuncia risco de nova paralisação e exige ação contra o Consórcio Guaicurus
Vereador Herculano Borges Audiência pública sobre ciclismo urbano destaca escuta, diálogo e soluções em defesa da mobilidade e da segurança dos ciclistas