Geral Mato Grosso do Sul
Contrato de Gestão: SEC define projetos para promover cidadania a diferentes comunidades
O governador Eduardo Riedel assinou na terça-feira (3) o contrato de gestão com a SEC (Secretaria Estadual de Cidadania), estabelecendo as metas e ...
04/02/2026 13h01
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul

O governador Eduardo Riedel assinou na terça-feira (3) o contrato de gestão com a SEC (Secretaria Estadual de Cidadania), estabelecendo as metas e projetos importantes em 2026, que buscam valorização e proteção das mulheres, planos estratégicos para as comunidades tradicionais, LGTBTQIA+ e dar continuidade aos serviços inclusivos que promovam cidadania.

“Nosso contrato de gestão ele é a continuidade do que nós já estamos levando aos 79 municípios do Estado, política pública estabelecida, com fortalecimento do plano de governo para as comunidades tradicionais, LGBTQIA+, levando cidadania realmente a quem mais precisa”, afirmou a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza.

Ela destacou que a pasta segue os pilares estabelecidos pelo Governo do estado, por uma gestão digital, inclusiva, sustentável e próspera. “Seja o digital com a juventude e a pessoa idosa conectando essas gerações, sendo inclusivo ao olhar para as mães atípicas e avaliar o que podemos fazer enquanto Estado, assim como próspero como o programa Empretec Indígena e Quilombola, ao levar prosperidade a partir da realidade do seu território”.

Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Outro foco da Secretaria de Cidadania é trabalhar nos programas e ações voltados às mulheres. “Pensar em todas as mulheres, sejam as que estão empreendendo, assim como a questão da segurança através de prevenção no que tange à violência contra elas. Nós estamos trabalhando desde os jovens até a pessoa idosa. Temos por exemplo o programa Protege, que faz um trabalho para que (mulheres) se sintam incluídas e protegidas”.

Para o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, a pasta traz pontos importantes ao Estado na área de inclusão social. “Temos ações relacionadas a comunidades tradicionais, quilombolas, a questão da preocupação com a mulher, com programas específicos que dão oportunidades para mulher ter cada vez mais espaço, tanto na questão de prosperidade, quanto na questão de inclusão”, destacou.

Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Ele ainda cita as atividades voltadas aos grêmios estudantis, projetos para as pessoas idosas na área de inclusão digital, assim como ações direcionadas à juventude e a preocupação de que os programas atinjam os municípios do interior do Estado. “A secretaria está conseguindo cumprir este objetivo".

O Contrato de Gestão é um programa de sucesso nacional, com 11 anos de história, onde são definidos os projetos e metas de cada secretaria para o ano. O objetivo é construir propostas inovadoras que vão melhorar os serviços públicos, com resultados diretos na vida do cidadão.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Divulgação/SEC