Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação solicitando a realização de um estudo de viabilidade técnica, financeira e operacional para a incorporação do sensor de monitoramento contínuo de glicose (Freestyle Libre), no rol de aparelhos oferecidos gratuitamente a pacientes diabéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o Deputado Zeca, a incorporação do sensor no SUS representará um avanço significativo no tratamento das pessoas com diabetes.
"A disponibilização do dispositivo citado, aliado à contratação de mais médicos endocrinologistas pelo programa "Agora Tem Especialistas", lançado pelo Governo Federal do Presidente Lula através do Ministério da Saúde, representará um progresso importante no tratamento dos pacientes diabéticos, oferecendo monitoramento contínuo, maior precisão no controle glicêmico, prevenção de complicações, redução de internações e melhoria da qualidade de vida dos usuários", justificou Zeca.
Cabe destacar que o expediente foi solicitado após diversos pedidos de pacientes enviados ao gabinete do Deputado e ex-Governador Zeca do PT em busca de melhoria nos atendimentos médicos oferecidos pelo SUS.
Para tanto, Zeca encaminhou a solicitação ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro de Estado da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, bem como, ao Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo de Souza Costa.