Entrou em funcionamento no último sábado (20) a Unidade I do Hospital Regional de Dourados Olga Castoldi Parizotto. Construído em uma parceria do município, Governos Estadual e Federal, O HRD atenderá os 34 municípios da macrorregião Cone Sul, beneficiando cerca de 900 mil pessoas, com todo o fluxo regulado pela Central de Regulação Estadual. Na cerimônia, diversas personalidades políticas, como o governador Eduardo Riedel, prefeito Marçal Filho e, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales.
A Câmara Municipal de Dourados foi representada pelos vereadores Liandra Brambilla (PSDB), Inspetor Cabral (PSD), Márcio Pudim (MDB), Isa Marcondes (Republicanos), Karla Gomes (Podemos), Édson Souza (União Brasil), Marcelo Mourão (PL), Elias Ishy (PT), Dill do Povo (União Brasil), Inspetor Cabral (PSD), Rogério Yuri (PSDB) e Daniel Júnior (PP).
Localizado às margens da BR-463, o Hospital Regional de Dourados inicia as atividades, nesta primeira etapa, com 100 leitos, sendo 59 de internação, 20 de UTI, dez adultos e dez pediátricos, e 21 destinados a cuidados imediatos. A unidade conta com quatro salas cirúrgicas e está preparada para procedimentos de média e alta complexidade em áreas como cirurgia geral, ortopedia, aparelho digestivo, ginecologia, cirurgia plástica, urologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e vascular. A expansão será gradual até 2026, quando a unidade passará a operar com 192 leitos, incluindo a ativação da hemodinâmica e de uma quinta sala cirúrgica.
No ato oficial do início da operação do HRD, Eduardo Riedel explicou que a unidade integra uma nova arquitetura da saúde estadual, baseada em critérios técnicos, científicos e de capacidade instalada. “É uma estratégia pensada cuidadosamente, baseada na ciência, no conhecimento e nos números, avaliando a capacidade de cada região e definindo o que deve ser direcionado em termos de regulação, unificando os serviços. O hospital nasce com 100 leitos e, em abril ou maio, teremos mais 92 leitos sendo entregues no novo prédio”, disse o governador.
Presidente da Câmara Municipal, Liandra Brambilla comemorou a entrega, considerada um presente no dia do aniversário do município. “A Câmara tem uma participação muito importante, na cobrança, na fiscalização, estamos sempre participando porque é muito importante para nossa cidade. É um dia histórico e estamos ganhando um presente nos 90 anos de Dourados, inaugurando o Hospital Regional, que vai desafogar nosso sistema de saúde, com atendimento de cirurgia, exames e consultas”, disse a vereadora.
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Isa Marcondes ressaltou a importância do início das atividades do HRD, mas que o atendimento segue precisando de atenção, principalmente em relação ao Hospital da Vida, sobrecarregado há anos. “Esse hospital é um espetáculo e estão de parabéns os gestores que entregaram essa obra para região da Grande Dourados e que vai ajudar muito. Vamos seguir fiscalizando para saber se essa unidade vai desafogar o Hospital da Vida, que é a nossa preocupação, que recebe todos pacientes de urgência e emergência da região”.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, afirmou que o Hospital Regional de Dourados integra o programa Agora Tem Especialista, que fortalece o financiamento da atenção especializada no SUS por meio da troca de dívidas tributárias por serviços de saúde. Segundo ele, o governo federal já investiu aproximadamente R$ 40 milhões na unidade, dentro de um aporte total estimado em R$ 130 milhões. “É um modelo que dá estabilidade de recursos e amplia o acesso da população a serviços de alta qualidade”, destacou. O secretário também reforçou o papel do SUS como política essencial de proteção à vida. “Nada defende mais a vida do que o SUS”, completou.