O vereador Rogério Yuri (PSDB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Dourados, durante a 42ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (24), para detalhar ações e cobranças encaminhadas ao Executivo Municipal, com foco na infraestrutura do Distrito de Itahum, do Assentamento Lagoa Grande e na melhoria das condições de trabalho dos catadores da Agecold (Associação de Catadores de Material Reciclável de Dourados).
Segundo o parlamentar, o maquinário necessário para execução de serviços de limpeza e tapa-buracos deverá ser enviado nos próximos dias ao Distrito Sede do Itahum, atendendo a uma demanda antiga da comunidade. Em relação ao Assentamento Lagoa Grande, a solicitação já foi protocolada, e Yuri afirmou estar articulando para que o atendimento seja realizado com a urgência necessária.
Um dos pontos mais destacados do pronunciamento foi a solução para um problema histórico no final da Rua Pedro Rigotti, acesso à Agecold. O vereador agradeceu ao prefeito Marçal Filho e ao secretário de Obras, Jorge Luís de Lúcia, pelo atendimento da demanda, que há anos prejudicava moradores e catadores devido ao acúmulo de água e às condições intransitáveis da via.
“É o meu quinto ano como vereador e é a primeira vez que, de fato, fomos atendidos naquela região. O maquinário chegou ao local, resíduos de asfalto foram colocados e os problemas da galeria de captação de água pluvial estão sendo solucionados”, destacou.
Yuri também abriu discussão sobre a necessidade de uma nova sede para a Agecold, citando informações repassadas pelo secretário de Governo sobre a existência de recursos disponíveis em plataforma específica para esse fim. Ele ainda defendeu a criação de um modelo de remuneração aos catadores, citando como referência um projeto do Ministério Público Estadual em Campo Grande, onde os profissionais recebem salário.
Ao final, o vereador reforçou seu compromisso com as comunidades urbana e rural. “A boa notícia é que a limpeza será feita nos próximos dias no Distrito Sede, e seguimos trabalhando para que o Lagoa Grande também seja atendido”, afirmou.
As indicações apresentadas na sessão reforçam o perfil participativo do mandato de Rogério Yuri e sua atuação voltada às demandas de infraestrutura, mobilidade e dignidade dos trabalhadores.