Geral Câmara de Dourados
Elias Ishy presta homenagens e reforça luta contra o preconceito e o racismo
Sessão Solene alusiva ao Dia da Consciência Negra proposta pelo vereador do PT teve apresentações culturais e artísticas
20/11/2025 10h21
Por: Redação Fonte: Câmara de Dourados - MS

O plenário da Câmara Municipal de Dourados ficou lotado nesta quarta-feira (19) durante a Sessão Solene alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado no 20 de novembro. Representantes de diversos segmentos da sociedade, lideranças comunitárias e representantes de classes prestigiaram o evento, marcado por celebração, reconhecimento e reflexão sobre a luta, a resistência e as contribuições do povo negro na construção do município e do país.

A solenidade foi proposta pelo vereador Elias Ishy (PT) e integrou a Semana Municipal da Consciência Negra, instituída no Calendário Oficial de Dourados por meio de legislação de sua autoria. O evento contou com apresentações culturais e artísticas do Grupo Terra Seca, João Camaleão e Keith Black, valorizando expressões afro-brasileiras.

Ao todo, mais de 100 honrarias foram entregues em reconhecimento a pessoas negras e a movimentos coletivos que fortalecem a cultura afro-brasileira, promovem a igualdade racial e defendem diariamente os direitos humanos no município.

Representando os homenageados, a professora Drª Maria José Alves Cordeiro ressaltou a importância da população negra na formação e no desenvolvimento do Brasil, destacando a necessidade de promover educação sobre identidade negra, combater o racismo e valorizar as contribuições históricas e contemporâneas do povo negro. “Que neste 20 de novembro, agora feriado nacional após centenas de anos de luta, possamos reafirmar a importância da luta contra o racismo e reconhecer o papel fundamental da população negra na formação deste país”, afirmou.

A professora também destacou a trajetória de conquistas em ações afirmativas, citando sua atuação na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), onde contribuiu para a implantação de cotas em cursos, formações continuadas antirracistas, bancas de verificação fenotípica, além de eventos e cursos voltados à temática étnico-racial e às políticas afirmativas.

Em seu discurso, o vereador Elias Ishy relembrou o feriado nacional, instituído em memória de Zumbi dos Palmares, brutalmente assassinado por sua luta contra o regime escravocrata. “Zumbi, junto de sua esposa Dandara, lutou pelo seu povo, pelos nossos antepassados, pela liberdade e contra as atrocidades impostas ao povo negro ao longo dos séculos”, destacou.

Emocionado, Ishy reforçou a necessidade de manter viva a luta coletiva e permanente contra o racismo, para construir uma sociedade verdadeiramente livre e democrática. “Vemos constantemente casos que afrontam a comunidade negra. Entre nós, em nosso cotidiano, tantos irmãos e irmãs ainda sofrem preconceito em uma sociedade marcada pelo racismo”, afirmou.

Por fim, o vereador reconheceu o trabalho dos segmentos de luta, especialmente do Comafro (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros), parabenizando todos os conselheiros. “A luta é permanente, e muito ainda temos a fazer. Vamos construir juntos uma sociedade livre, inclusiva e democrática, porque somente por meio da coletividade conseguiremos combater toda forma de discriminação e preconceito”, concluiu.