O programa “Descubra Campo Grande”, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), segue ampliando seu alcance e fortalecendo o turismo local. Após capacitar servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e promover uma edição aberta na Casa de Cultura, duas novas turmas participaram das atividades: colaboradores das redes hoteleiras Novotel e Ibis e a equipe do parque aquático Ecopark.
A iniciativa tem como objetivo apresentar a diversidade histórica, cultural e turística da Capital, incentivando profissionais e moradores a reconhecer, valorizar e divulgar os atrativos campo-grandenses. A ampliação do programa para diferentes segmentos consolida o “Descubra Campo Grande” como uma política contínua de educação turística e de fortalecimento da identidade local.
De acordo com o secretário da Semades, Ademar Silva Junior, a proposta se fortalece à medida que alcança novos públicos. “Ao levar o ‘Descubra Campo Grande’ para setores estratégicos, como hotéis e parques, ampliamos o conhecimento sobre a cidade e incentivamos que cada profissional se torne um multiplicador do turismo. É fundamental que quem recebe o visitante conheça profundamente Campo Grande e sua história”.
Após a palestra os participantes também realizam o City Tour e visita ao Bioparque Pantanal.
Os colaboradores do Ecopark destacaram a importância da formação para o cotidiano de trabalho e para o atendimento ao público. A gerente de eventos, Ane Damaceno, participou do percurso e ressaltou o impacto da experiência para a equipe. “O passeio foi incrível. Muitos dos nossos colaboradores não conheciam os próprios pontos turísticos da cidade. Essa vivência fortalece os vínculos entre os funcionários e, principalmente, permite que eles saibam apresentar melhor a cidade ao público que nos visita”.
A consultora de membros do parque, Rose Pfeifer, também avaliou positivamente a ação. “Estou adorando essa evolução. Participar dessa capacitação é maravilhoso, porque a gente aprende cada vez mais e leva esse conhecimento para o nosso trabalho”.
A coordenadora de arrecadação, Thaís Oliveira, reforçou a importância do conteúdo para o desenvolvimento da cultura organizacional. “Esse treinamento foi extremamente importante. Falamos de cultura organizacional e do nosso propósito de fortalecer vínculos e valorizar a vida. Mas como fazer isso sem conhecer a cultura da cidade? Os colaboradores aprenderam muito e agora vão usufruir dessa consciência para aprimorar o atendimento e a experiência dos visitantes”.
Os colaboradores do Novotel e Rede Ibis também participaram da formação, ampliando a presença do programa no setor de hospitalidade, um dos pilares do turismo. A capacitação contribuiu para que as equipes de apoio aprofundassem seu conhecimento sobre os principais atrativos da Capital, fortalecendo a qualidade na recepção de turistas.
Assim, a gestão municipal reforça o compromisso com a promoção de ações que valorizem a cultura local, incentivem o turismo responsável e fortaleçam a economia criativa da Capital.
#ParaTodosVerem As imagens são da capacitação.