Cidades Campo Grande - MS
Campo Grande cria grupo de voluntários para apoio em emergências
A Prefeitura de Campo Grande criou o Grupo de Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS) com o objetivo de reunir cidadãos qualificados para apoiar a...
19/11/2025 16h30
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Campo Grande - MS

A Prefeitura de Campo Grande criou o Grupo de Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS) com o objetivo de reunir cidadãos qualificados para apoiar ações de emergência, busca, salvamento e ajuda humanitária. A iniciativa foi oficializada com a sanção da Lei n. 7.524, publicada nesta quarta-feira (19), em edição extra do Diário Oficial de n° 8.133, após aprovação na Câmara Municipal.

O GVBS será formado por cidadãos cadastrados, capacitados e autorizados a atuar pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Segundo o coordenador da Defesa Civil, Eneas Netto, qualquer pessoa poderá se voluntariar, desde que atenda aos critérios estabelecidos. O grupo poderá ser acionado em situações de risco, desastre ou calamidade pública.

“Após a sanção, vem a fase de regulamentação da lei, que é feita dialogando com a sociedade civil, conselhos regionais, organizações e entidades. Nessa etapa é que iremos estabelecer as diretrizes desse programa, ou seja, quem pode ser voluntário, idade, qualificações, competências do voluntário e o banco de dados onde vai haver o cadastramento dos interessados”, explica.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS

A Defesa Civil também irá trabalhar em conjunto com órgãos da Prefeitura para desenvolver o sistema de cadastro dos voluntários. Não haverá limite no número de participantes, e organizações da sociedade civil também poderão ser credenciadas.

“Quando estiver em funcionamento, o cidadão poderá se cadastrar de forma on-line, passará por triagem e, se aprovado, será emitida identificação de voluntário. Cada voluntário poderá realizar os trabalhos de acordo com suas qualificações, graduação ou mesmo experiência de trabalho. Às vezes a pessoa tem um veículo e pode auxiliar na logística; outra na separação de mantimentos, ou mesmo em casos mais específicos”, afirma Eneas Netto.

A meta é que todas as sete regiões urbanas da capital contem com voluntários capacitados. Em situações de emergência, o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) de cada região será acionado para coordenar os esforços locais.

Entre os objetivos do GVBS estão: apoiar ações emergenciais e de salvamento em áreas urbanas, rurais ou turísticas; colaborar com campanhas da Defesa Civil; e promover treinamentos e capacitações.

#ParaTodosVerem A foto de capa mostra sala de monitoramento e a interna é arquivo de entrevista anterior do coordenador Eneas Netto.