A fala do prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), em resposta ao jornalista Márcio Ferreira Neto durante a apresentação do novo secretariado municipal, repercutiu amplamente na cidade e já ecoa na região do Cone Sul do Estado. Ao afirmar que “Dourados precisa fazer protagonismo na política”, o novo Chefe do Executivo despertou a atenção dos chamados políticos tradicionais, gerando interpretações diversas.
Analistas políticos rapidamente contextualizaram a manifestação de Marçal Filho. Um renomado jornalista de um veículo regional acrescentou: “Para um bom entendedor, meia palavra basta”, sinalizando que a declaração tinha camadas estratégicas.
Marçal Filho também destacou a boa representatividade dos políticos de Dourados, como o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSDB), que assumiu interinamente o Governo do Estado com aprovação, além de parlamentares como os deputados federais Rodolfo Nogueira e Geraldo Resende, e os estaduais Zé Teixeira, Renato Câmara, Neno Razuk e Lia Nogueira, todos aliados de peso na cena política regional.
A possibilidade de uma pré-candidatura de Gianni Nogueira ao Senado tem ganhado força em análises de consultores políticos e alimentado expectativas na região. O trabalho prévio de Rodolfo Nogueira na construção de apoios no Cone Sul e em outras áreas estratégicas pode impulsionar essa candidatura, consolidando Dourados como uma referência no cenário político de Mato Grosso do Sul.
Para articulistas, o nome de Gianni Nogueira desponta como uma das principais apostas do PL para o Senado, reforçando a estratégia do partido de ampliar sua força e protagonismo ao nível estadual, com Dourados no centro das atenções políticas do Estado.